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O Que Fazer em Caso de Falta de Energia
23dez

O Que Fazer em Caso de Falta de Energia

Você sabe como agir em caso de falta de energia? Um apagão pode acabar queimando eletrodomésticos, prejudicar a fiação, causar acidentes e ainda acabar com festas e eventos. Mas há formas de evitar contratempos indesejados. Acompanhe nossas dicas e saiba quais medidas tomar em algumas situações!

Falta de energia: Saiba os próximos passos

Algumas orientações aqui, se enquadram para o caso de apagão quando você estiver em casa, outros para ocasiões como eventos. De qualquer forma, conheça seus direitos e deveres como consumidor e também como se preparar para o próximo blecaute.

  • Ligue para a distribuidora de energia

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) alerta que ao notar a queda de luz, é necessário informar a distribuidora de energia. Seu contato é importante para que o problema seja notado e atendimento o mais rápido possível. Em casos de tempestades, queda de árvores, furto de cabos e outros, a companhia pode tomar as devidas providências. Quando porém não estiver em seu alcance, ela aciona empresas para corrigir os problemas que acabam ocorrendo por consequência.

  • Aguarde com segurança

Tome cuidado com escadas, janelas e outros obstáculos pela casa ou empresa. Se possível espere em um cômodo seguro, sem fazer atividades que apresentem riscos.

  • Acione as luzes de emergência

Seja em casa com lanternas e velas, ou em empresas com luzes de emergência, não ficar no completo escuro é bem melhor. Ilumine os locais mais estratégicos e aguarde até a energia ser restabelecida.

Evite prejuízos após a falta de energia

Estabelecimentos são os mais prejudicados com a queda de energia. Isso vale para o caso de produtos que acabam estragando por falta de refrigeração, aparelhos eletroeletrônicos que queimam e outras situações similares.

Por isso, em caso de equipamentos queimados, os consumidores podem recorrer a ANEEL diretamente. Deve-se entrar em contato no prazo de até 90 dias do ocorrido, preencher um formulário no site da concessionária de energia, e se possível ter em mãos fotos dos alimentos estragados ou nota fiscal dos produtos.

A concessionária pode querer fazer uma vistoria do produto. O resultado deve sair em 15 dias, e após resultado, o consumidor recebe o ressarcimento em dinheiro, a troca do produto ou pode aceitar o conserto do aparelho.

Em caso de perda de alimentos por falta de conservação decorrente da queda de energia, o processo é o mesmo. A companhia deve ser notificada e assim aguardar o processo seguir.

Solução para as próximas quedas de energia

Ter uma lanterna nunca é cuidado demais. Mas se você busca uma solução efetiva a melhor maneira é possuir um gerador de energia. Com ele, a luz é restabelecida em pouco tempo, sem prejudicar os equipamentos de sua empresa ou casa.

Junto ao trabalho do gerador vem o QTA, responsável por fazer a mudança de carga de energia de forma automática. Assim, o gerador é acionado automaticamente, sem que haja qualquer interrupção. Isso contribui para que as atividades continuam normalmente.

Falta de energia com frequência

Em caso de falta de energia frequente, principalmente em épocas de chuva, faça uma reclamação na distribuidora de energia. Caso a situação não seja resolvida, procure a ouvidoria da distribuidora.

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