SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 99259-0473 | (11) 94003-7344
Orçamento por Whatsapp (11) 99259-0473
Blog
O que é Quadro de Transferência Automática (QTA)?
05jul

O que é Quadro de Transferência Automática (QTA)?

O quadro de transferência automática é a tecnologia usada para acionar os equipamentos, como geradores — de forma automática em caso de queda de energia. Ele também é responsável por desligar os geradores quando a energia é reparada. Quer saber mais sobre o QTA? Continue lendo este artigo!

Como funciona o QTA

O quadro de transferência automática (QTA) permite que a mudança de carga de energia seja passada de forma automática e contínua, contribuindo para que não haja interrupção em qualquer atividade, sendo exercida no momento de uma eventualidade.

Com o quadro de transferência automática, a empresa fica assegurada de que a falta de energia elétrica será identificada, e dará sinal para início de trabalho do gerador. Não ocasionando em prejuízos e perdas de documentos e processos importantes. Proporcionando que o exercício da empresa continue naturalmente — sem o menor sinal de apagão.

Dessa forma, o quadro de transferência automática se torna uma ferramenta essencial para um gerador de energia elétrica. Sendo totalmente eficiente em seu propósito, mesmo que a energia local seja restabelecida. Pois, por medida de segurança, o QTA aguarda um tempo pré-definido — geralmente de três minutos — caso a força volte a cair, para desligar o gerador automaticamente.

O QTA exige atenção

A operação errônea do quadro de transferência automática pode ocasionar graves problemas, como riscos de ferimentos, ou mesmo o óbito. Por isso, é essencial que o manuseio dos componentes da chave sejam feitos da forma correta.

Uma das principais recomendações é que, apenas pessoas treinadas e autorizadas tenham acesso ao QTA. Além disso, em casos de reparo ou manutenção na chave, é recomendado que somente um eletricista ou profissional autorizado faça a revisão.

Para manejar o equipamento, é estritamente proibido estar com roupas, pele ou sapatos molhados. E no momento da operação é importante revestir o local com tapete de borracha.

Também é recomendado retirar quaisquer joias pelo corpo, devido serem condutores de energia e, usar sempre óculos de segurança durante seu manuseio.

Entenda mais sobre os tipos de geradores

Descobriu a tamanha importância de possuir um quadro de transferência automática, mas ainda não tem um gerador? Não perca tempo e ganhe dinheiro!

Neste artigo você entenderá quais são os tipos de geradores de energia e por fim, pode entrar em contato com a central do Inocom para entender o melhor gerador de acordo com a necessidade de sua empresa.