SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 99259-0473 | (11) 94003-7344
Orçamento por Whatsapp (11) 99259-0473
Blog
Os Maiores Vilões no Consumo de Energia Elétrica
29jan

Os Maiores Vilões no Consumo de Energia Elétrica

O consumo mensal de energia nas casas das famílias brasileiras só aumenta. A cada novo reajuste na conta de luz o orçamento aumenta, por isso é tão importante conhecer os maiores vilões no consumo de energia elétrica e economizar sempre que possível. Esse assunto é tão relevante que chegou a ser uma pergunta do ENEM. Descubra então os grandes responsáveis pela sua dor de cabeça com a conta de luz e economize já!

10 Campeões no Consumo de Energia Elétrica

Não existem um TOP 10 exato do que mais consome, pois isso depende do estilo de vida de cada família e aparelhos usados com maior frequência. De qualquer forma, é importante ter ciência do que pesa no bolso e usar somente quando necessário. Conheça agora!

1. Micro-ondas

Ainda há aqueles que prefiram sempre esquentar a refeição no bom e velho fogão, mas durante o dia a dia às vezes precisamos ser mais rápidos e aí esquentamos a comida direto no micro-ondas. Seu consumo mensal é de 10,50kWh e pode ser ainda maior dependendo de sua potência. Desconecte o cabo da tomada quando não estiver em uso e economize muito mais.

2. Ar condicionado

Ter um ambiente fresquinho independente do clima é ótimo, mas este aparelho chega a consumir 10 vezes mais que um ventilador. Por isso, use ele com as portas e janelas fechadas, além de deixar sua manutenção em dia.

3. Chuveiro elétrico

Se tratando de banho você e sua família podem ser os vilões no consumo de energia elétrica. A ANEEL recomenda que um banho deve demorar em média 10 minutos. Além disso, trocar a fase de “inverno” para “verão” dos chuveiros podem economizar até 40%. Banhos tão quentes nem fazem tão bem, faça o teste e comprove.

4. Cooktop

O Cooktop é um modelo de fogão que chega a consumir mais que duas geladeiras. Como não há como evitar o seu uso, a recomendação é economizar o máximo possível.

5. Aparelhos em stand-by

São chamados assim todos os aparelhos que mesmo quando não são utilizados ainda permanecem consumindo energia. Para identificar quais equipamentos ficam em stand-by é só observar uma luz vermelha ou verde acesa, como micro-ondas, computador, notebook e até televisão.

6. Cafeteira térmica

Muito utilizadas por escritórios, as cafeterias elétricas podem consumir muita energia se usadas por uma hora ou mais. O ideal é usar sempre que possível uma garrafa térmica normal.

7. Secador de cabelo

Os salões de beleza são os mais prejudicados com o uso inevitável do secador. Em casa, busque secar os cabelos o mais rápido possível, evitando gastos indesejados.

8. Máquina de lavar roupas

Usar a lavadora de roupa também é inevitável, mas para economizar busque acumular a maior quantidade possível de roupas para lavar em uma única vez. Também tente enxaguar apenas uma vez e comprar máquinas com o maior nível de economia indicado pelo Selo Procel.

9. Geladeira

Seja onde for não há como deixar de usar as geladeiras, portanto evite abrir a porta várias vezes e deixar aberta por muito tempo. Essas duas medidas colaboram a economia de luz.

10. Ferro elétrico

O ferro é um dos campeões de consumo de energia, então para gastar menos com ele indica-se umedecer as peças com borrifador e acumular as peças para passar todas juntas.

Controle seus gastos com a energia

Com algumas mudanças de hábitos é possível diminuir o consumo de energia elétrica, como ter banhos mais rápidos e ao comprar um novo equipamento verificar o selo Procell (quanto maior a tarja A, maior será a economia). Além disso, tire da tomada os aparelhos que não estão em uso sempre que possível.

Veja mais conteúdos como este acessando nosso blog. Somos a Inocom Geradores, prestadora de serviço que envolve geradores de energia para diversas ocasiões. Conheça-nos acessando aqui!