SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 94748-7812 | (11) 94003-7344
Orçamento por Whatsapp (11) 94748-7812
Blog
Indústria 4.0 – Entenda tudo sobre eficiência energética
26abr

Indústria 4.0 – Entenda tudo sobre eficiência energética

Muito tem se falado a respeito da indústria 4.0, esse fenômeno está mudando, em grande escala, a automação e troca de dados, bem como os modelos de negócios por meio do uso de máquinas e computadores.

Quer entender melhor como isso funciona? Continue a leitura!

O que é a indústria 4.0?

A Indústria 4.0 representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como robótica, inteligência artificial e computação em nuvem com o objetivo de promover ajustes nos modelos de negócios industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.

Esse termo é usado para caracterizar a utilização do que há de mais moderno para produzir bens de consumo: internet das coisas, big data e muito mais. Ou seja, inovação, eficiência e customização são as palavras-chave para definir o conceito de Indústria 4.0.

Indústria 4.0 e suas tecnologias

A Indústria 4.0 lida com uma série de novas tecnologias com alto grau de informatização e ampla conectividade. Com ela, equipamentos conectados à internet e máquinas podem analisar todas as operações industriais em tempo real, possibilitando:

  • Prevenir e reduzir erros;
  • Diminuir custos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Oferecer mais qualidade ao processo produtivo.

Como citado acima, confira as principais tecnologias que englobam o conceito da indústria 4.0:

Internet das Coisas (IoT)

Internet of Things ou IoT, é uma dos principais avanços tecnológicos que estamos vivenciando. Ele promete revolucionar, ainda mais, o nosso cotidiano, integrando equipamentos e robôs conectados à internet com a capacidade de executar determinadas ações em tempo real.

Como exemplo, podemos ter os eletrodomésticos conectados à rede de internet, atuando de forma inteligente para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com isso, a internet das coisas na indústria tem um enorme potencial. Confira no próximo tópico!

Inteligência artificial

A inteligência artificial é outra revolução tecnológica e que tem um grande potencial, seja para indústria ou uso doméstico.

Imagine ter máquinas e equipamentos configurados para pensar como seres humanos, a fim de que possam:

  • Tomar decisões;
    Resolver problemas;
    Detectar erros;
    Entre outras ações.

Essas ações parecem algo de filme de ficção científica, mas já é uma realidade! O objetivo é que essas máquinas e equipamentos possam encontrar soluções para os problemas, agindo preventivamente ou corretivamente. Isso, claro, sem perder o controle humano.

Sistemas ciber físicos

No passado, era comum encontrar várias salas com estoque de documentos dentro da empresa. Além de ocupar muito espaço físico, um grande número de papéis relacionados a negócios também pode representar uma ameaça à segurança dos colaboradores.

Felizmente, isso não precisa ser mais uma realidade!

Neste caso, o sistema ciber físico corresponde à digitalização de cada objeto físico. Seja um equipamento ou linha de produção, ele pode ser copiado digitalmente em todo o processo da indústria.

Desta forma, todos os documentos relevantes que abrangem o cotidiano da empresa podem ser utilizados de forma digital, remota e, da melhor forma, sem ocupar o espaço físico relevante.

Mas, qual a importância dos geradores para uma indústria 4.0?

A indústria 4.0 precisa de eletricidade para realizar seus processos diários. Isto é um fato. No entanto, o abastecimento de energia das operadoras nem sempre é o suficiente para cobrir todo o fornecimento necessário para a indústria. Pensando nisso, geradores para indústria foram desenvolvidos para atender a essa demanda e fornecer energia em caso de imprevistos.

O que devo fazer se a tempestade causar a queda do poste? Isso não significa que a atividade deva ser interrompida. Na verdade, eles não podem ser interrompidos, não importa o que aconteça ou eventos imprevistos ocorram.

Principalmente considerando que hoje, nossos principais produtos de consumo (como alimentos, roupas e mídia) vêm todos dessa indústria.

Segundo dados de balanço da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o setor industrial brasileiro corresponde a aproximadamente 46% do consumo mundial de energia elétrica.

Por isso, para impedir o comprometimento das atividades industriais, é feita a utilização dos geradores de energia elétrica para as indústrias.

Neste conteúdo, mostramos o que é a indústria 4.0 e aproveitamos para falar das tecnologias que englobam esse conceito, como a internet das coisas na indústria, inteligência artificial e os sistemas ciber físicos.

Além disso, também falamos do uso de geradores para indústrias. Agora, cabe a você avaliar a adoção desse equipamento e manter-se sempre conectado para não perder espaço no mercado.

Geradores para Indústria!

Os geradores da INOCOM são projetados para segurar quedas de energia com acionamento imediato sem impactos nos sistemas e servidores. Além de possuir um sistema de monitoramento remoto que permite prever falhas nos componentes do Grupo Gerador em sua Indústria.

Até o próximo artigo! 🙂

Leia também



Quais são os segmentos atendidos pela Inocom?