SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 99259-0473 | (11) 94003-7344
Orçamento por Whatsapp (11) 99259-0473
Blog
Conheça os tipos de geradores de energia e saiba qual escolher
24jan

Conheça os tipos de geradores de energia e saiba qual escolher

Os vários tipos de geradores que conhecemos atualmente tiveram sua origem em 1831, com o inglês Michael Faraday. Foi a partir de sua invenção que podemos hoje usufruir de energia elétrica mesmo que haja falha em sua corrente.

A origem dos tipos de geradores

Os geradores de energia elétrica são dispositivos que prolongam a tensão, fazendo com que a corrente elétrica não se disperse. Além de se manter constante para o abastecimento de determinados locais.

Sua origem está em 1831, com Michael Faraday. Ele foi o inventor de um tipo de “disco” de cobre que girava em um pólo magnético e gerava energia elétrica. Então, foi a partir dessa invenção que Faraday conseguiu produzir energia elétrica com base em energia mecânica.

A maneira de fazer com que a energia elétrica fosse constante a partir de outro tipo de energia foi revolucionária para a época e inspirou outros na evolução e construção de novos tipos de geradores.

Tipos de geradores de energia: saiba quais são os mais comuns no mercado

Entre as diversas fontes de energia elétrica, também podemos encontrar uma variedade de tipos de geradores que podem ser escolhidos conforme a sua necessidade. Confira:

Geradores mecânicos

Os geradores mecânicos são os mais comuns no mercado, justamente porque detêm maior potência. E, com isso, possuem maior capacidade de transformar a energia gerada de forma mecânica em energia elétrica.

Suas fontes de energia são variadas e podem ser geradas a partir de combustão ou até mesmo pela energia eólica.

Geradores luminosos (ou solares)

Os geradores luminosos captam a irradiação do sol para transformar em energia elétrica.
Apesar de serem mais caros para o bolso, esses tipos de geradores de energia são bastante práticos no dia a dia, sendo utilizados, inclusive, em residências.

Um exemplo claro são as placas de energia solar, as famosas placas solares, que abastecem as casas, possibilitando energia para iluminação e até mesmo para tomar banho quente.

Geradores químicos

Além desses, os geradores de energia química são responsáveis por converter energia gerada de processos químicos em energia elétrica.

Com isso, eles estão presentes em diversos equipamentos eletrônicos que utilizamos no cotidiano, principalmente por sua baixa potência, sendo um exemplo bastante comum a pilha.

Geradores térmicos

Nos geradores térmicos, a energia é composta diretamente pelo calor, sem nenhum outro processo de combustão ou processos químicos, ativando assim o equipamento.

Modelos de geradores elétricos da INOCOM

Além de seus diversos tipos, existem também modelos de geradores específicos, como os mais requisitados da INOCOM.

  • Entre eles está o grupo de geradores, modelos que vão de 55 à 500 kVAs e são indispensáveis para a indústria, comércio ou grandes eventos.
  • Já os geradores de energia portáteis são práticos e menores, oferecendo mais comodidade para locações que necessitam de pouca capacidade elétrica. São ideais, inclusive, para emergências, por exemplo.
  • Além disso, o modelo de gerador silenciado é versátil para diversos tipos de kVAs e reduz barulhos. Geralmente, são utilizados em residências, condomínios e eventos.

Para escolher os tipos de geradores ideais para sua exigência, é necessário contar sempre com o auxílio de profissionais especializados, a fim de garantir o abastecimento adequado.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!