SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 99259-0473 | (11) 94003-7344 | (11) 94748-7812
Orçamento por Whatsapp (11) 99259-0473
Blog
Como escolher um gerador de energia: O Guia Completo
08jun

Como escolher um gerador de energia: O Guia Completo

Saber como escolher um gerador de energia pode eliminar da sua vida um dos problemas mais impertinentes, os apagões. Eles acontecem de uma hora para outra e sem aviso prévio, podendo estragar totalmente qualquer evento.

Sendo a única solução para impedir imprevistos em eventos, construções, indústrias, os geradores de energia são equipamentos com diferentes potências para que você possa escolher com segurança a melhor opção.

Como escolher um gerador de energia ideal

Cada gerador tem um valor máxima em potência. A sua capacidade de resistência para cada setor de serviços varia de acordo com esse valor.

Para ter certeza de como escolher um gerador de energia siga algumas de nossas recomendações abaixo e deixe de lado a preocupação com os inoportunos apagões.

Estrutura dos geradores de energia

A estrutura básica dos geradores é composta por:

  • Alternador;
  • Tanque de combustível;
  • Motor.

Para um bom funcionamento do equipamento de geração de energia, deve-se investir em combustíveis compatíveis para cada necessidade.

Tipos de combustíveis

O mercado oferece uma variedade de combustíveis para geradores elétricos. No entanto, os mais comuns são: Diesel e Gasolina.

A principal diferença entre o Diesel e a Gasolina é que o primeiro deve ser utilizado em ambientes que exigem geradores mais potentes, como shows e eventos. Já o segundo tipo de combustível (gasolina) é mais utilizado para pequenas demandas (como residências, pequenos comércios, entre outros).

Como escolher um gerador de energia com a potência necessária

Como comentamos, o total que o gerador será capaz de resistir depende inteiramente da potência do equipamento escolhido por você.  Não será nada eficaz se o evento for algo grande que precise de muita energia e o gerador for de baixa potência.

Entretanto pode não ser tão problemático caso a situação não exija grandes reservas de energia e seu gerador é de alta potência.

O nível dos ruídos do gerador

Querendo ou não, alguns geradores produzem altos ruídos, que definitivamente não são bem-vindos. Um evento em que o gerador produz um alto som seria bem desagradável.

Procure sempre os geradores silenciados ou os mais silenciosos possíveis. Esse ponto irá fazer uma grande diferença no final do seu dia.

Modelos de geradores para fornecimento de energia temporária

Os modelos mais comuns de geradores são classificados como silenciados e portáteis. Eles apresentam bons desempenhos atribuídos às suas aplicações.

A INOCOM GERADORES, empresa especializada na locação de equipamentos para energia temporária, iluminação e de movimentação, atua com uma variedade de geradores elétricos que conseguem atender às diferentes demandas.

Você conta com uma equipe especializada para indicar os melhores equipamentos com base em suas reais necessidades.

Local de instalação ideal

É de extrema importância o local em que o gerador de energia será colocado.  Evite deixar os geradores em locais fechados, principalmente pois a emissão de gases do aparelho pode ser prejudicial à saúde.

Geradores menores produzem um nível reduzido de gases e caso seja necessário se adaptam melhor em lugares completamente fechados.

Para não arriscar escolha um local onde a circulação de ar é constante e só em último caso um ambiente fechado.

Levando em consideração os pontos acima a Inocom Geradores trabalha com a locação de três formas de geradores:

  • Grupos geradores – com potência de 55 à 500 kvas, ideal para quem precisa de continuidade no abastecimento, a indústria é uma das mais beneficiadas;
  • Geradores portáteis – perfeito para residências, pequenas obras, comércio e algumas atividades de campo – a potência varia de 6,5 à 10 kvas;
  • Geradores silenciados – por terem redução de ruídos se encaixam com as necessidades dos eventos, pela potência também podem ser usados na construção civil – 55 à 500 kvas.

Quais segmentos utilizam gerador de energia

Estamos rodeados por equipamentos a base de energia que são indispensáveis no nosso dia a dia. Imagine ser surpreendido por uma queda de luz no meio de uma festa, jantar ou reunião?

No momento de um apagão, o gerador começa a trabalhar, seja em ambientes comerciais, residenciais ou industriais, garantindo que as atividades continuem normalmente.

Mas afinal, o que são geradores o que por que precisamos tanto deles? Os geradores são máquinas de médio e grande porte, que com o auxílio de um motor e alternador convertem a energia mecânica em energia elétrica, gerando energia ao local onde está instalado.

É através desses equipamentos que mesmo que ocorram falhas no fornecimento de luz em hospitais e empresas, podemos ficar seguros de prejuízos — certas vezes irreparáveis.

Então, antes de realizar a locação de seu equipamento é preciso entender como escolher um gerador de energia. Por isso, veja cada aplicação agora:

Gerador de energia para comércios

Muitos empresários têm optado pela locação de geradores para garantir que mesmo em queda ou falhas no fornecimento de energia — o que vêm causando grandes prejuízos para os comércios — possam estar seguros e assim, atender a todos os clientes normalmente.

Nestes casos, é importante entender a demanda do local, um supermercado por exemplo, atende clientes do início ao fim do expediente e possui refrigeradores e aquecedores em atividade a todo momento. Enquanto isso, uma loja precisa garantir luz para todos os ambientes, provadores e equipamentos eletrônicos, mas possuem necessidades distintas.

Portanto, a locadora dos geradores faz uma prévia avaliação das carências do estabelecimento, identifica as soluções e sugere uma proposta equivalente exigências do espaço.

Gerador de energia para elevadores

Quedas de energia são comuns em bairros residenciais, mas em condomínios com elevador isso pode se tornar um grande problema.

O gerador de energia para elevadores é a solução necessária justamente para evitar acidentes. Em caso de falta de energia, apagão ou outras causas, o gerador é ativado, assumindo o controle do elevador, para que ele continue funcionando.

Além disso, o gerador também serve para acionar o sistema de emergência, iluminação, portões eletrônicos, interfones, bombas de água, alarmes e muito mais. Portanto, é um equipamento fundamental para os edifícios que desejam garantir a acessibilidade, segurança e valorização do imóvel.

Gerador de energia para jardinagem

Na jardinagem, seja por hobby, estética ou trabalho, o gerador de energia também garante o funcionamento de iluminação, irrigação, aparadores, sopradores e bombas de água para fontes.

Esses equipamentos, além de necessitarem de eletricidade para funcionar, também podem acabar queimando em quedas de energia e blecautes. Por isso, o gerador de energia para jardinagem é essencial para que o jardim continue bonito e bem cuidado em qualquer situação.

Gerador de energia para som

Seja em um show, festival, casamento ou convenção que necessite de música ou som, a falta de eletricidade também pode prejudicar todo o evento. Não apenas em casos de queda de energia ou blecaute, o gerador de energia para som também é fundamental em casos que o local não possui fácil acesso à rede elétrica.

Garantindo a continuidade dos aparelhos como instrumentos, amplificadores e caixas de som, o gerador também é importante para dispositivos como telões e pontos de iluminação.

Existem diversos modelos e potências de geradores. Para escolher o ideal, é necessário somar a demanda de todos os equipamentos e contar com uma equipe de especialistas.

Gerador de energia para condomínios

Se você é morador ou síndico de um prédio e já passou pela ocasião de ter aquele filme interrompido ou ficou preso no elevador bem na hora de um apagão, é melhor se prevenir.

Proponha uma reunião para sugerir a utilização de um gerador no condomínio, consulte uma empresa do ramo e busque orientação sobre qual é a potência do gerador que mais se adequa ao prédio. Existem aqueles a base de gasolina, gás natural e a diesel, em caso de uso esporádico recomenda-se a gasolina, mas para uso diário, prefira o diesel como combustível.

Gerador de energia para construção civil

Com os geradores para obras, além de prevenir que a produtividade caia no caso de quedas de energia, é possível economizar dinheiro com energia elétrica em horários de pico. Eles também auxiliam fornecendo energia a outros maquinários e dão claridade para as atividades noturnas, além de segurança.

Para realizar a locação de um gerador para construção civil é simples. Você deve consultar uma locadora de geradores que vai te ajudar a escolher o melhor equipamento e assim, alugar aquele que suprirá a demanda da obra, pois a escolha varia de acordo com o período do projeto e outras questões.

Gerador de energia para eventos

É possível planejar tudo em um evento, menos um apagão. Sendo assim, alugar um gerador para conferências, exposições e palestras continua sendo um investimento necessário. Com a presença desse equipamento, além de garantir que tudo sairá como programado, você fornecerá conforto e segurança aos seus convidados.

Se tratando de grandes eventos, é possível ainda contar com uma equipe técnica para estar à disposição e prestar o atendimento necessário na ocasião. Para saber qual é o mais indicado ao seu caso, a melhor opção é informar a companhia locadora sobre o nível do evento, local onde ele acontecerá e detalhes específicos da programação.

Gerador de energia para indústria

Dificilmente encontramos indústrias que não funcionem à base de energia. Seja no ramo alimentício, automotivo ou outros, ela é indispensável para fornecer condução aos equipamentos e luz aos locais. Como geralmente as indústrias são de médio a grande porte é necessário locar um gerador que atenda a alta demanda de carga energética dessas empresas. Para isso, os geradores de 550 a 1.500 kVa são os mais indicados pois suportam a pressão de atividade das fábricas.

Gerador de energia para residências

Se você alugou uma casa para passar uma temporada de férias com seus familiares ou amigos e quer se livrar de contratempos, obter um gerador de energia é fundamental para garantir o funcionamento dos eletrônicos. Principalmente para as casas ou sítios mais distantes, onde o acesso a cidade grande é mais restrito e uma ajuda demoraria a chegar, é preciso contar com esse recurso. Tempestades ou fios elétricos queimados não serão um problema para a refrigeração, aquecimento ou iluminação do local.

Antes de tudo, conte quantos equipamentos consomem energia para operar e passe as informações a locadora do gerador. Só depois disso é possível mensurar qual será a potência necessária da máquina. Na maioria das vezes, modelos de 1850 watts a 12 mil watts é o suficiente. Agora é só curtir cada momento com conforto e sem preocupação.

Leia também



Quais são os segmentos atendidos pela Inocom?