SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 99259-0473 | (11) 94003-7344 | (11) 94748-7812
Orçamento por Whatsapp (11) 99259-0473
Blog
Energia elétrica no Brasil: a força que ilumina o país
29dez

Energia elétrica no Brasil: a força que ilumina o país

A energia elétrica no Brasil é considerada estratégica para os governos e é a principal responsável pela iluminação e todos os equipamentos eletrônicos para casas, comércios, indústrias e do setor público.

O cenário é impressionante pois considera um país  com mais de 8.516.000 km² . Dimensões continentais! As características geográficas distintas fazem com que os tipos de fontes de energia elétrica sejam variados e se adequem a cada realidade. Continue a leitura e saiba mais sobre geração, o consumo e as fontes de energia no Brasil.

O que é energia elétrica?

Fundamental, a energia elétrica no Brasil é de importância estratégica e possibilita o funcionamento de indústrias, empresas e comércios, além da iluminação pública e a vida contemporânea em residências de todo o Brasil.

A energia é realmente muito importante, mas você já parou para pensar o que é energia Elétrica? A energia elétrica é uma das formas de energia que surge a partir da corrente elétrica. 

Hoje, a geração de energia, transmissão, distribuição e o consumo de energia elétrica são fundamentais para a vida contemporânea. Saiba mais sobre as principais fontes de geração de energia elétrica no Brasil.

Geração de energia elétrica no Brasil

A geração ou produção de energia elétrica acontece de diversas formas. A matriz energética que produz a maioria da energia elétrica usada no Brasil é a obtida através de usinas hidrelétricas. Além das usinas, centrais geradoras de pequeno e médio porte colaboram para esta ser a maior matriz com 62,27% da geração segundo a ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

A geração por hidrelétricas é tão comum que é comum indústrias terem suas próprias centrais geradoras de pequeno porte.

Mesmo com as hidrelétricas, 24,77% são representados pelas usinas termoelétricas, que geram energia elétrica a partir do calor advindo da queima de bagaço de diversos tipos de plantas, carvão mineral, óleo diesel, gás natural, entre várias outras fontes de calor.

Com 8,65% estão as centrais geradora eólicas, que transformam a força dos ventos em energia elétrica. Com pouco mais de 1% cada, aparecem as usinas termonucleares e fotovoltaicas. Essa grande variedade se dá pela busca de eficiência energética, redução de impactos ao meio ambiente e pelas variadas condições geográficas e a extensão do Brasil.

Meio ambiente e fontes renováveis

Uma das principais preocupações na geração de energia elétrica é que ela tenha fontes renováveis para causar menos impactos ao meio ambiente. Todos os tipos de energia, causam algum impacto, como as emissões de gases ou danos ambientais em sua construção, mas existem as fontes renováveis e as não renováveis.

As não renováveis são as encontradas na natureza, mas que se esgotadas não podem ser regeneradas, à exemplo dos combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e gás natural das usinas termelétricas e o urânio usado nas usinas termonucleares.

As fontes renováveis são mais diversas e predominam no montante usado hoje para gerar energia elétrica no Brasil. Usinas hidrelétricas, solares, energia eólica, biomassa, entre outras se encaixam nesse perfil.

Uso consciente

O cenário da energia elétrica no Brasil aponta para a predominância da geração hídrica e a valorização de energias renováveis. Além disso, ainda existem os sistemas de linhas de transmissão e o consumo, que presenciamos diariamente em casa e no trabalho.

O bom funcionamento da transmissão evita a perda da energia gerada. Já o bom uso da energia elétrica em casa, significa preservação do meio ambiente e economia no fim do mês!

Leia também



Quais são os segmentos atendidos pela Inocom?