SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 99259-0473 | (11) 94003-7344 | (11) 94748-7812
Orçamento por Whatsapp (11) 99259-0473
Blog
Quais as principais fontes para geração de energia elétrica?
29dez

Quais as principais fontes para geração de energia elétrica?

Os processos de geração de energia elétrica, transmissão e consumo são de importância estratégica para o Brasil. Presentes em nosso dia a dia, não conseguiríamos ver televisão, tomar banho em um chuveiro elétrico, pegar elevador e provavelmente nem ler este texto sem todos esses processos.

Mesmo eles sendo tão importantes, você conhece quais as principais fontes de geração de energia elétrica? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Fontes de geração de energia elétrica

Parte importantíssima para termos eletricidade para as tarefas do dia a dia, para o funcionamento das indústrias e até para a segurança com a iluminação pública, a geração de energia elétrica pode acontecer através de várias fontes.

No Brasil, a força da água é a principal matriz correspondendo a 62,27% a geração segundo a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. As usinas hidrelétricas e as centrais hidrelétricas transformam esse impulso mecânico em energia elétrica. Em segundo lugar em participação no Brasil com 24,77% estão as usinas termoelétricas, que funcionam a partir do calor gerado na queima de carvão mineral, gás natural, óleo diesel, entre outros combustíveis.

A força do vento também é usada para gerar energia elétrica nas centrais geradora eólicas e representa 8,65%. As usinas fotovoltaicas e termonucleares, juntas, representam 2% e, respectivamente, usam o sol e, principalmente, o urânio.

A geração de energia elétrica pode acontecer através de várias fontes e elas são divididas entre fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis. Continue a leitura, saiba mais sobre elas e as principais diferenças. Você qual a diferença entre as duas?

Fontes renováveis

As fontes renováveis de energia são inesgotáveis à exemplo da energia hidrelétrica, energia solar e energia eólica. Por mais que sejam usadas, continuarão disponíveis. Algumas delas também são consideradas energias limpas, ou seja, causam menos impactos ao meio ambiente. Os biocombustíveis e a energia geotérmica também são renováveis.

É importante pontuar que até as energias consideradas limpas, causam impacto ambiental na construção de suas usinas ou centrais geradoras. Mesmo sendo renovável, a construção de hidrelétrica muitas vezes pode desmatar regiões para o represamento da água.

Além disso, qualquer obra de grande porte, como é exigido para uma usina, causa impactos no meio ambiente. Portanto, mesmo quando as energias são renováveis e limpas, economize!

Fontes não renováveis

Enquanto isso, as fontes não renováveis de energia são as encontradas na natureza, porém, uma vez utilizadas, não se regeneram e podem se esgotar. O petróleo, por exemplo, é uma fonte não renovável para geração de energia elétrica e mesmo assim é um dos combustíveis mais usados em automóveis e fora do Brasil é comum para outros fins.

O carvão mineral, usado em usinas termoelétricas é outro exemplo disso. Além deles, o gás natural o xisto e o urânio são outras fontes não renováveis. O gás natural é usado nas termoelétricas, enquanto o xisto e o urânio são usadas nas usinas termonucleares.

Garanta o fornecimento de energia

A Inocom oferece o serviço de locação de geradores de energia para empresas, eventos e residências. Entenda como os geradores funcionam ou fale com um de nossos técnicos.

 

Leia também



Quais são os segmentos atendidos pela Inocom?