SERVIÇO DE LOCAÇÃO 24H - (11) 94748-7812 | (11) 94003-7344
Orçamento por Whatsapp (11) 94748-7812
Blog
Como funciona o gerador de energia – saiba tudo!
11nov

Como funciona o gerador de energia – saiba tudo!

Entenda como funciona o gerador de energia e conte com esse equipamento

Existem diversas maneiras de gerar energia elétrica como usinas hidrelétricas e sistemas e painéis solares. Não conseguimos viver sem este recurso, afinal, dependemos da energia diariamente para trabalhar, estudar, usar diversos equipamentos e até mesmo nos comunicar.

No entanto, atualmente, nosso sistema elétrico ainda apresenta algumas falhas. Por isso, a utilização de geradores de energia é bem mais utilizado em indústrias, hospitais, hotéis, eventos e até mesmo residências. Com isso, vários modelos e potências foram desenvolvidos e  disponibilizados aos consumidores para diferentes fins. Quer aprender mais a respeito desse dispositivo e como funciona gerador de energia? Continue a leitura.

Como funciona o gerador de energia?

O gerador de energia  fundamental em áreas onde a transmissão de energia elétrica costuma apresentar interrupções. Esse mecanismo apresenta características que convertem outras fontes de energia, como a mecânica, em energia elétrica, baseado no fenômeno da indução eletromagnética. 

Existem quatros tipos de geradores que convertem a energia mecânica em elétrica, e são eles:

  • Gerador de corrente contínua;
  • Gerador de indução;
  • Gerador síncrono;
  • Motores elétricos.

É importante ressaltar também que um gerador pode funcionar com diversas fontes de energia, tais como:

  • energia mecânica do vento;
  • energia mecânica da água;
  • energia luminosa do sol;
  • energia química;
  • energia térmica.

Principais tipos de geradores de energia

Existem diversos tipos de geradores e cada modelo tem uma finalidade específica para a qual foi criado. Confira! 

Gerador luminoso

Para ter acesso ao gerador luminoso, a indústria precisa investir em placas solares, que são responsáveis por captar a radiação solar, e em um semicondutor com a capacidade de transformar a energia luminosa em elétrica. Esse investimento inicial não é pequeno, porém, ele torna a indústria menos dependente da rede local.

Gerador mecânico

Os geradores mecânicos, por sua vez, têm a prerrogativa de converter a energia mecânica em elétrica. No entanto, esse gerador é capaz de usar diversas fontes, como a força do vento e a correnteza de um rio. Dadas as suas características, esse dispositivo costuma ser considerado o mais eficiente e versátil. 

Gerador a diesel

Esse gerador funciona a base de combustão, tornando-o um dos mais potentes e confiáveis. Esse modelo é o mais adotado por instituições que precisam garantir o fluxo de energia elétrica frequentemente, como hospitais, indústrias e até mesmo mercados. Porém, fique atento! Algumas medidas devem ser tomadas para remediar os níveis elevados de poluição.

Gerador a gasolina

Esse tipo de gerador é menos potente do que aqueles que utilizam o diesel como combustível. Além disso, os constantes aumentos, no preço do combustível, tornaram sua operação e manutenção muito mais cara. É importante ressaltar, porém, que o gerador a gasolina é menos poluente do que aqueles que utilizam o diesel.

Gerador a gás

Os geradores a gás, por sua vez, são menos potentes. Por isso, é preciso que grandes tanques sejam construídos, para que a quantidade de gás necessária para a produção industrial seja armazenada.

Por medidas de segurança, uma equipe de segurança deve fiscalizar a instalação desse tipo de gerador, garantindo que não exista nenhum risco de vazamento ou explosão. Além disso, esse modelo é menos poluente, um benefício que deve ser considerado.

Procurando por locação de geradores? Fale com a Inocom!

A Inocom Geradores dispõe de locação de geradores com uma linha completa de equipamentos das melhores marcas do mercado, que vão de 55 à 500 kvas, ideais para a indústria, comércio, eventos, entre outros.

Gostou do nosso artigo? Fique atento nas nossas postagens e não perca nenhum conteúdo!

Até a próxima!

Leia também



Quais são os segmentos atendidos pela Inocom?